terça-feira, 23 de novembro de 2010

Arquidiocese de Olinda e Recife vai comemorar 100 anos

Dom Fernando Saburido anunciou a programação das festividades, na manhã desta terça-feira (23); padre Reginaldo Manzotti, Fafá de Belém e Geraldinho Lins são atrações.

Reprodução TV GloboDe 27 de novembro a 5 de dezembro, acontecem as comemorações do primeiro centenário da Arquidiocese de Olinda e Recife. Dom Fernando Saburido definiu que os festejos começam em Olinda e terminam no Recife, contemplando suas duas cidades.

No dia 27 de novembro a abertura da festa será com uma Santa Missa, na Sé de Olinda, a Igreja Catedral. Depois, acontece a apresentação da Orquestra Criança Cidadã. Uma exposição de arte sacra da AOR tem vez no Shopping Paço Alfândega, de 1 a 15 de dezembro.
No dia 1º de dezembro, às 10h, no Palácio do Manguinho, está previsto o lançamento do Selo Comemorativo, numa parceria com os Correios, e também o lançamento da Revista 100 Anos AOR. Às 16h, Dom Fernando Saburido recebe na Câmara Municipal do Recife o título de Cidadão do Recife.

As comemorações encerram no dia 5. Ao meio-dia está programado o Repicar dos Sinos, em todas as igrejas do Estado de Pernambuco. O Marco Zero foi o local escolhido para a o momento apoteose da festa. A partir das 16h acontece a acolhida dos fieis.

Em seguida, por volta das 17h, está programada uma concelebração eucarística presidida pelo Núncio Apóstolico no Brasil , Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada por Dom Fernando Saburido e demais Bispos das Dioceses do Estado de Pernambuco com todo o clero – cortejo litúrgico saindo da Madre de Deus.

Com um momento artístico-cultural comandado pelo padre Reginaldo Manzotti, com participações de Fafá de Belém e Geraldinho Lins, encerram oficialmente as comemorações. Neste dia, todas as igrejas estarão fechadas, com exceção da Matriz do Morro da Conceição, onde será rezada uma missa às 20h.

PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de novembro
19h- Santa Missa na Sé de Olinda, Igreja Catedral; apresentação da Orquestra Criança Cidadã

Dia 29 de novembro
18h – Abertura da Exposição de Arte Sacra da AOR: “100 anos de missão a serviço da vida”, no Paço Alfândega, Bairro do Recife

Dia 1° de dezembro
10h – Lançamento do selo comemorativo; lançamento da edição especial da Revista Comemorativa, na Cúria Metropolitana - Palácio do Manguinho
16h – Entrega do Título de Cidadão Recifense ao Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, OSB, na Câmara Municipal do Recife, na rua Princesa Isabel, 410, Boa Vista, Recife-PE

Dia 5 de dezembro
12 h – Repicar dos sinos de todas as igrejas do Estado de Pernambuco
16h – Acolhida dos fiéis e animação no Marco Zero
17h - Solene concelebração eucarística e cortejo litúrgico saindo da Madre de Deus
20h – Momento artístico-cultural com o Pe. Reginaldo Manzotti, Fafá de Belém e Geraldinho Lins

Da Redação do pe360graus.com
Foto: Reprodução TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário