terça-feira, 9 de novembro de 2010

CNBB - Nota sobre falecimento do Pe. Ávila, SJ. - 09/11/2010

“É preciosa aos olhos do Senhor a morte de seus fiéis” (Sl 116,15)


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB recebeu com tristeza profunda a notícia da morte do padre Fernando Bastos de Ávila, SJ, ocorrida neste sábado, 6 de novembro, em Belo Horizonte. Sua biografia atesta a fidelidade de seu amor a Cristo e à Igreja no exercício de um longo e frutuoso ministério presbiteral.

A inteligência com que padre Ávila foi premiado permitiu-lhe anunciar Jesus Cristo no complexo mundo das ciências acadêmicas, tendo exercido com competência e zelo a função de professor e reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutor em Ciências Políticas e Sociais, destacou-se pela sabedoria com que ensinava a Doutrina Social da Igreja.

Sua obra literária foi reconhecida pela Academia Brasileira de Letras que o elegeu, em 1997, para ocupar a cadeira 15, sucedendo ao grande escritor católico, Dom Marcos Barbosa. Também aí testemunhou a fé e honrou a Igreja.

Nomeado membro da Comissão Pontifícia Justiça e Paz pelo papa João Paulo II, em 1990, padre Ávila prestou relevantes serviços à CNBB como responsável pela análise de conjuntura e como primeiro diretor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento- IBRADES, criado para assessorar a Conferência dos Bispos.

Cristo, ressurreição e vida para os que nele creem, receba na glória o padre Ávila dando-lhe como prêmio a “cora da justiça” (cf. 2Tm 4,8) por todo bem que realizou nesta vida. À Companhia de Jesus e aos familiares do padre Ávila, Deus conceda o consolo que vem da fé e da esperança.


Brasília, 7 de novembro de 2010


Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Saiba mais sobre o Pe. Ávila:

* Academia Brasileira de Letras: Texto sobre o Pe. Ávila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário