terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Igreja do Salesiano agora é basílica

Texto de Raphael Guerra
Edição de segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 
 
 
A tradicional missa do domingo, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na Igreja do Colégio Salesiano, viveu um momento especial. Ontem, foi anunciado, oficialmente, o título de Basílica Menor para a instituição religiosa. O projeto arquitetônico e os serviços prestados à comunidade, durante os quase 100 anos de existência, foram os pontos fundamentais para que a condecoração fosse decretada pelo Papa Bento XVI.

Foto: Bernardo Dantas/Esp DP/D.A Press
A solicitação para que o santuário salesiano se tornasse basílica foi feita ao Vaticano diretamente por dom Saburido, em outubro do ano passado. ´Para conseguirmos o título, tivemos que enviar um material relatando toda a história da igreja, assim como registros fotográficos de todas as partes, para apresentar a arquitetura. Em dezembro, chegou o resultado positivo. A Igreja do Salesiano é de muita expressão no estado. Há um compromisso sério com a pastoral. É um centro de espiritualidade, além de ser de grandeporte e ter beleza física. Aqui são permitidas grandes celebrações`, disse o arcebispo.

Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, havia feito o pedido ao papa Bento XVI em outubro passado Foto: Bernardo Dantas/Esp DP/D.A Press
A Basílica do Sagrado Coração de Jesus é a quinta no estado. As outras quatros são a de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Penha (ambas localizadas no Centro do Recife), São Bento (no Sítio Histórico de Olinda) e a de Nossa Senhora Auxiliadora (na Colônia dos Padres, em Jaboatão dos Guararapes). ´Essas basílicas menores, ligadas às arquidioceses, mantêm contato com as centrais, conhecidas por maiores. São quatro, todas localizadas em Roma e ligadas ao papa`, disse.

Diretor do Colégio Salesiano há um ano, padre João Carlos comemorou o título. ´É um reconhecimento ao importante trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de todos esses anos. Além da basílica, a obra salesiana inclui o colégio, a faculdade (Fasne), o Teatro Boa Vista e a pastoral. Todos eles têm um papel relevante para os pernambucanos. Neles há a presença da evangelização`.

O dia 24 de maio, dia em que é celebrada a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, foi a data escolhida como o aniversário da nova basílica, que será comemorado com uma cerimônia religiosa diferenciada à congregação salesiana e aos fiéis.

Missas
Numa tradição que vem do então arcebispo de Olinda e Recife dom Helder Camara até o atual, dom Fernando Saburido, as missas do Sagrado Coração de Jesus são celebradas a partir das 7h aos domingos e transmitidas pela Rádio Olinda. A igreja tem capacidade para 770 pessoas sentadas e 300 em pé.

Fonte: Diário de Pernambuco
Postado Por Nier - PASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário