segunda-feira, 28 de março de 2011

Catedral da Sé retoma celebrações dominicais

























A Catedral da Sé, principal Igreja da Arquidiocese de Olinda e Recife, vai voltar a receber missas dominicais. A ideia do arcebispo metropolitano, dom Antônio Fernando Saburido, é resgatar as tradicionais celebrações e a função da Igreja de São Salvador do Mundo, na cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife. As missas começam a ser celebradas na Semana Santa.

“Queremos valorizar a catedral e dar um novo dinamismo a ela a partir deste ano centenário”, revelou dom Fernando. Na igreja será celebrado todo o Tríduo Pascal. Fato que não acontecia há 64 anos. Diferente dos anos anteriores, dom Fernando não celebrará o tríduo nas Igrejas de Santo Antônio e do Santíssimo Sacramento, no Centro do Recife, e sim, na Catedral da Sé.

Após reunião realizada na quarta-feira, 23, dom Fernando e lideranças religiosas da cidade de Olinda definiram a programação, que contempla as solenes celebrações, adoração, confissão e procissão (confira abaixo).

A Academia Santa Gertrudes e a Igreja Matriz de São Pedro Mártir não realizarão o tríduo para que todos possam participar das celebrações na Catedral da Sé. “A missa na catedral é uma aspiração do povo há muito tempo”, afirmou o frei João Sanning.

Na Quinta-feira Santa, 21 de abril, a programação começa, às 9h, com a Missa dos Santos Óleos presidida por dom Fernando Saburido e concelebrada pelos padres de toda a arquidiocese. Já às 17, os fieis participam da Missa de Lava-pés. Após a celebração haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e alguns sacerdotes estarão atendendo às confissões.

Na Sexta-feira, 22, às 15h, ocorre a Celebração da Paixão com a adoração da cruz e, em seguida, a tradicional Procissão do Senhor Morto, organizada pela Ordem Franciscana. O cortejo sairá da catedral e seguirá até a Venerável Ordem Terceira de São Francisco. Durante o percurso são feitas pausas para reflexão.

O tríduo segue até o Sábado de Aleluia, 23, quando os católicos participam da Vígilia Pascal. É uma noite de oração e espera pelo Cristo Ressuscitado. Esta celebração é tida como a mãe de todas as vigílias.
No domingo, 24, a Igreja celebra a grande festa da Páscoa. Dia da ressurreição do Senhor. A mais importante festa dos cristãos. Neste dia, uma tradição renasce. As celebrações dominicais na Catedral da Sé. O horário será o mesmo de décadas atrás, às 9h.

Transmissão – A Rádio Olinda a partir do dia 24 de abril passará a transmitir a missa celebrada na Catedral da Sé e, não mais a que era realizada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no Colégio Salesiano, na Boa Vista, centro do Recife. Dom Fernando não presidirá mais as missas do Salesiano. Retomando as celebrações na Catedral da Sé em Olinda.

Quinta-feira Santa – 21 de abril
Missa dos Santos Óleos às 9h
Missa de Lava-pés às 17h (após a celebração haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões)

Sexta-feira da Paixão – 22 de abril
Celebração da paixão às 15h e, em seguida, Procissão do Senhor Morto.

Sábado de Aleluia – 23 de abril
Vigília Pascal às 20h

Domingo de Páscoa – 24 de abril
Missa de Páscoa às 9h

Fonte: Site da Arquidiocese de Olinda e Recife
Postado por Jessé Santos - PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário