quinta-feira, 7 de abril de 2011

Preparando Jornada Diocesana da Juventude de Olinda e Recife 2011

“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé, contra a violência e o extermínio de jovens!”

No próximo dia 1º de maio, 2º Domingo da Páscoa, a Arquidiocese de Olinda e Recife, animada pelo Setor Juventude Arquidiocesano, celebra a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) 2011.

Segundo a carta enviada a todas as arqui/dioceses do Brasil em dezembro de 2010 pelo bispo referencial para a Juventude-CNBB,Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, e pelo assessor do Setor Juventude-CNBB, padre. Carlos Sávio da Costa Ribeiro, “em todo o mundo são realizadas anualmente as Jornadas Diocesanas. O objetivo é ‘fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações’ (Papa João Paulo II)”.

Dom Eduardo e padre Sávio afirmam que a realização da Jornada Arqui/Diocesana, incentivada com mais empenho a partir de 2011 no Brasil, em todas as comunidades, paróquias, escolas, universidades e arqui/dioceses, está “na intenção de que todos os jovens, espalhados por este imenso país, de todas as expressões, possam se preparar para, junto com o Setor Juventude Diocesano, realizar esta Jornada. A ideia é entrar em sintonia com o mundo inteiro e colocar os jovens dentro do processo para a realização de uma futura JMJ aqui no Brasil”. Neste sentido, estamos “preparando assim o nosso país para receber a Jornada Mundial da Juventude em 2013”.

As JDJ’s sempre são celebradas no Domingo de Ramos em comunhão com o Papa que celebra em Roma a Jornada em nível mundial. No entanto, aqui no Brasil, por sugestão do Setor Juventude da CNBB, as Dioceses são convidadas a fazerem sua celebração na data mais conveniente que facilite a articulação de toda a juventude diocesana.

A Equipe de Articulação do Setor Juventude Arquidiocesano está organizando a nossa JDJ para o dia 1º de maio iniciando com uma concentração na Praça Maciel Pinheiro, ao lado da Matriz da Boa Vista e em frente à Central de Recarga do “VEM”. Em seguida, os participantes seguem em caminhada pela rua Manoel Borba, concluindo com a Celebração Eucarística na quadra do Colégio São José na avenida. Conde da Boa Vista. Contaremos com a presença do nosso arcebispo, dom Fernando Saburido, que foi convidado para presidir a Celebração Eucarística.

O Setor Juventude Arquidiocesano, assumindo com coragem e fé a organização da JDJ de Olinda e Recife, está concluindo os últimos acertos e detalhes para fazer uma convocação em massa. Esperamos que a juventude arquidiocesana marque presença na concentração, na caminhada e na Missa que nos colocarão em comunhão com todas a juventude que busca enraizar, edificar e firmar sua fé no Cristo e abraçar a causa da luta contra a violência e o extermínio de jovens.

Pastorais, movimentos, novas comunidades, congregações que trabalham com jovens, escolas, universidades, centros e institutos, ou seja, todos/as são convidados/as a viver a JDJ de Olinda e Recife para celebrar o espírito de unidade da nossa juventude arquidiocesana. Fiquem no aguardo para receberem o material de divulgação e as informações oficiais definitivas sobre o evento!

Conto com todos/as na oração, no apoio, na divulgação e na presença!
Setor Juventude Arquidiocesano de Olinda e Recife
Email: juventudeaor@gmail.com
Site: www.juventudeaor.blogspot.comTwitter: @juventudeaor

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ
Assessor do Setor Juventude Arquidiocesano

Fonte: Site da Arquidiocese de Olinda e Recife
Postado por Jessé Santos - PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário