quarta-feira, 27 de abril de 2011

Solene Ação Liturgica na sexta-feira da Paixão

Exatamente às 15h teve início, na Matriz de São José, a Celebração da Paixão do Senhor. Após a Oração Inicial deu-se início a Liturgia da Palavra culminando com a leitura da Paixão do Senhor segundo João (Jo 18,1-19,42), proclamada pelo Diácono Reginaldo Souza seguindo a adaptação da CNBB (Cânticos do Hinário Litúrgico da CNBB - Tríduo Pascal I).

Após o rito de Liturgia da Palavra e Oração Universal os fiéis foram convidados a demonstrar sua adoração a Jesus Cristo, nosso Salvador, através do tradicional beijo da cruz. A solenidade encerrou com a procissão de Cristo Morto percorrendo os arredores da Paróquia. Essa silenciosa procissão dramatiza o cortejo fúnebre de Jesus sendo levado ao sepulcro.

Durante a sexta-feira da Paixão e o dia que a segue (Sábado Santo) a Igreja não celebra os sacramentos. Neste dia os fiéis são chamados a participar de uma Solenidade que os remete ao Sacrificio cruento de Jesus (Sacrifício onde há derramamento de sangue), aquele passado por Ele, do julgamento ao calvário. Ao contrário dos outros dias do ano onde há celebração de missas, que nos remete ao Sacrifício incruento de Jesus (Sacrifício onde não há derramamento de sangue), aquele vivido por Ele no momento da Santa Ceia.

Fotos: Robson e Jessé - PASCOM e Deivson (Rosariano)
(Click sobre as imagens para amplia-la)

Nenhum comentário:

Postar um comentário