quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vicariatos começam a ser implantados na arquidiocese

Durante uma celebração eucarística histórica, realizada no dia 20 de março, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, implantou oficialmente, o primeiro dos quatro vicariatos anunciados no início deste ano, o Vicariato Cabo de Santo Agostinho. Formado pelos municípios do Cabo, Escada, Amaraji e Primavera, a região ficará sob a coordenação do vigário episcopal, padre Josivaldo Bezerra, que na ocasião, também comemorou seus 13 anos de vida sacerdotal.

Cerca de quatro mil pessoas lotaram o espaço interno e externo da Paróquia de Santo Antônio, no centro do Cabo de Santo Agostinho. Vários sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas também compareceram à solenidade, além de autoridades civis, como o prefeito da cidade, Lula Cabral. Os fieis ansiosos acompanharam cada detalhe da celebração. Durante a solenidade, o novo vigário episcopal renovou o juramento de fidelidade à Igreja e ressaltou a importância do novo ministério. “Minha missão é colaborar para o atendimento às regiões nas exigências evangelizadoras, organizando melhor o trabalho e as relações pastorais”, disse padre Josivaldo.



Nova divisão – O Vicariato Recife foi dividido, e agora será Vicariato Recife Sul e Vicariato Recife Norte. A decisão de desmembrar a região foi do arcebispo, dom Fernando Saburido, que achou o Vicariato Recife muito grande para ser coordenado por apenas um Vigário Episcopal.

Com a separação, o Vicariato Recife Norte terá 35 paróquias e ficará sob a responsabilidade do frei Joaquim Ferreira da Luz. Já o Vicariato Recife Sul será composto por 27 paróquias e será coordenado pelo padre Sérgio Pereira, pároco de Tejipió. A posse dos novos vigários do Recife está marcada para o dia 6 de abril, às 19h, na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo.

Instalação – Após a implantação do Vicariato Recife, será a vez dos demais vicariatos. A região episcopal de Vitória tem sua cerimônia de instalação marcada para o dia 13 de abril, às 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Moreno. O vigário é o padre Maurício Diniz. Já o Vicariato Olinda (no qual está a nossa Paróquia de São José - Abreu e Lima), será implantado no dia 27, às 19h30, na Escola Dom Bosco, em Peixinhos, Olinda.

Religiosos – Para cuidar especificamente de assuntos ligados às congregações religiosas, dom Fernando anunciou a criação de um vicariato pessoal para os religiosos e para a vida consagrada. Foi escolhido para administrá-lo, o frei capuchinho Paulo Amâncio, que toma posse no dia 1º de maio, às 9h, na Catedral da Sé, em Olinda.



Fotos: Divulgação / Henrique Luna. Click sobre as imagens para ampliá-las.
Fonte: Site da Arquidiocese de Olinda e Recife
Postado por Jessé Santos - PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário