sexta-feira, 20 de maio de 2011

A campanha S.O.S. Pernambuco continua

A campanha S.O.S. Pernambuco para ajudar os desabrigados por causa das chuvas que vêm atingindo o Estado continua. Sacerdotes e fieis num gesto de solidariedade, estão unidos e trabalhando para arrecadar donativos. A campanha foi lançada no início do mês e vem rendendo frutos. As 103 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife e o Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, Zona Oeste do Recife, estão funcionando como postos de coleta de alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza e roupas.

No Centro de Pastoral, o trabalho vai além da arrecadação e triagem dos donativos. Ele está funcionando como abrigo provisório. Cerca de 50 famílias, a maioria moradores da Vila Arraes, na Várzea, continuam no local. A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) e o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) estão realizando o cadastramento e distribuição dos donativos.

Voluntários estão colaborando de diversas formas. A Pastoral Social está fazendo a triagem dos donativos que chegam ao Centro de Pastoral. A Pastoral da Criança está realizando um acompanhamento específico das gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Já a do idoso, está fazendo trabalhando o lado espiritual com as pessoas da terceira idade. A Paróquia São Paulo Apostólo e o Instituto Santa Maria Mazzarello auxiliam na distribuição das refeições. O instituto realiza também atividades recreativas. Uma voluntária do grupo Nossa Senhora da Esperança prepara o café da manhã das crianças que vão para a escola. A coordenadora do Centro Arquidiocesano de Pastoral, Dulce Maciel, e os demais funcionários coordenam a alimentação. A Prefeitura do Recife está fornecendo diariamente as três refeições principais. De acordo com Dulce Maciel, as maiores necessidades no momento são alimentos destinados às crianças como achocolatado, suco e leite.

A iniciativa S.O.S. Pernambuco será realizada por tempo indeterminado. A arquidiocese recomenda que os párocos e administradores disponibilizem os espaços paroquiais para acolher as pessoas desalojadas. Os coordenadores dos 14 setores que compõem o território arquidiocesano deverão recolher as doações e encaminhar para o Centro de Pastoral Dom Vital, na Várzea. Lá, agentes e voluntários estarão recebendo os donativos e fazendo a triagem para a entrega aos desabrigados.

Clique no link e leia a Nota de Solidariedade da Arquidiocese de Olinda e Recife sobre a Campanha S.O.S. Pernambuco.

Fonte: Site da AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário