quinta-feira, 5 de maio de 2011

Último Vicariato Territorial foi instalado Quarta-feira, 27 de Abril


Na quarta-feira, 27, foi implantado o último vicariato territorial da Arquidiocese de Olinda e Recife, o Vicariato Olinda. A cerimônia de implantação, presidida pelo Arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido, ocorreu na Paróquia de Nossa Senhora do Ó em Pau Amarelo, Paulista. Na ocasião Dom Fernando também empossou o Pe. Sandro Corazza como Vigário Episcopal.

Assim como aconteceu nas instalações dos outros quatro vicariatos, a celebração teve início com a leitura do Decreto de criação dos cinco vicariatos territorias feita pelo Chanceler da Cúria Metropolitana, Pe. Cícero Ferreira.

Ao finalizar sua homilia, Dom Fernando explicou que a missão do vigário é aproximar o povo de Deus ao Bispo, e por esse motivo ele deve ter o apoio dos párocos e administradores paroquiais. O Arcebispo enfatizou ainda que o vigário deve ser acolhido e bem recebido por parte dos fiéis.

Logo em seguida foi dado início ao Rito de Posse. Neste momento o Pe. Sandro Corazza renovou suas promessas sacerdotais e seu juramento de fidelidade, assumindo assim seu compromisso com o cargo. Logo depois recebeu das mãos do Arcebispo o documento que o nomeia vigário episcopal do Vicariato Olinda.

Ao fim da celebração, houve um momento de homenagens ao Pe. Sandro, que realizou no momento seu primeiro discurso como vigário episcopal do Vicariato Olinda. Em seu discurso Pe. Sandro agradeceu aos grupos e pastorais nas quais trabalhou e ao Bispo pela confiança dada a ele. Disse ainda ter ficado surpreso ao saber que foi escolhido para o cargo.

Saiba mais:

A Igreja de Nossa Senhora do Ó comemora este ano o seu bicentenário.

No inicio do Rito de Posse, o documento que nomeia pe. Sandro como vigário foi lido ao povo pelo Monsenhor Albérico.

Depois de toda a cerimônia os padres foram convidados para um jantar.



Entrevistas:

Vigário Episcopal (Pe. Sandro Corazza)


PASCOM- Qual o seu sentimento na noite de hoje?

VIGÁRIO- "Eu estou preocupado, mas também muito feliz"

PASCOM- O senhor disse estar preocupado, qual é sua preocupação?

VIGÁRIO- "A preocupação de servir efetivamente as necessidades das comunidades. Ajudar os padres, os catequistas, os animadores, as pessoas que não participam da Igreja a conseguirem se desenvolver. É muito difícil."

PASCOM- E qual foi sua reação ao saber que foi escolhido para vigário episcopal?

VIGÁRIO- "Eu pensei que o bispo tinha errado (risos). Eu vou dizer a eles. Eu não teria aconselhado o bispo de escolher a mim (risos). Tinha outras pessoas talvez mais... mas ele insistiu (risos)."

Monsenhor Albérico

PASCOM- O que o Clero pode dizer sobre a criação dos Vicariatos?

MONSENHOR- "Nós achamos que isso vai ajudar muito o trabalho do Arcebispo e dos seus colaboradores mais imediatos. Por conta do tamanho da Arquidiocese fica mais difícil, então se a gente descentraliza a administração, fica mais fácil, aí o Arcebispo através dos seus Vigários episcopais fica mais próximo do povo. Por outro lado vai haver um trabalho de mais unidade pastoral e também entre nós padres, daqueles setores, os vicariatos. E isso é muito importante."


Mais fotos da Cerimônia:
(Fotos de Murilo Nascimento - PASCOM)



 

 

 



 

 


 

 
 

 

 

 

 

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário