quarta-feira, 4 de maio de 2011

Setor Juventude reúne centenas de pessoas na Jornada Diocesana

Centenas de jovens celebraram a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) da Arquidiocese de Olinda e Recife no domingo, 1º de maio. São Pedro colaborou e permitiu que a juventude fizesse uma bela caminhada pelo centro do Recife. O ponto alto da JDJ foi a Santa Missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo padre assessor do Setor Juventude, Gimesson Eduardo, e pelo coordenador das Pastorais, padre Josenildo Tavares.

A concentração foi na Praça Maciel Pinheiro. De lá, os cerca de 400 jovens seguiram para o Colégio São José por volta das 9h30. No caminho, o trio elétrico fez várias paradas para que reflexões fossem feitas sobre o tema da JDJ: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé, contra a violência e o extermínio de jovens!”. A Cruz jornada recebeu várias fitas em homenagem aos jovens vítimas de violências.

No Colégio São José, assim que os jovens chegaram, foram realizadas apresentações teatrais e de dança. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa.

Confira a homilia do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na Jornada Diocesana da Juventude (JDJ)
Por Eder Ramos – coordenador do ministério Jovem, do Grupo de Oração Rainha dos Anjos da paróquia de Santo Antônio de Tiúma.

Dom Fernando saúda a todos, padres, jovens e o Setor Juventude.

Este encontro (Jornada Diocesana da Juventude) é um sinal da nossa unidade, devemos valorizar a juventude da arquidiocese para que caminhe sem egoísmo fazendo a vontade de Deus, assim como a coincidência da Páscoa e o encontro da Juventude. Digo providência, a Páscoa é celebrada por 50 dias que celebramos o acontecimento central da Igreja, pois se Jesus não tivesse ressuscitado seria vã nossa fé.

Neste segundo domingo temos muito a aprender com o Evangelho, o Domingo da Misericórdia, o texto da carta de Pedro faz um Bendito, é um motivo para agradecermos a Deus por seu amor grandioso por cada um de nós, não podemos esquecer e temos que viver intensamente.
No Evangelho o gesto de Tomé que foi um incrédulo quando os outros discípulos o disseram que Jesus ressuscitou; as duas aparições de Jesus, a primeira sem a presença de Tomé, afinal de contas acreditar que alguém que morreu há três dias e está vivo, ressuscitar dos mortos Tomé foi humano cheio de falhas e limites como assim nós duvidamos de muitas coisas em nossa vida, a lição que aprendemos com Tomé é a humildade, e quando Jesus volta pela segunda vez a se encontrar com os discípulos, Jesus sempre diz: “A Paz esteja convosco.”

Assim Jesus mostra que devemos propagar a Paz, a violência só atrai violência temos que semear o Amor entre nós, citou também o jogo do Sport e Náutico, pois foi convidado pela imprensa para dar uma palavra de paz, nossa missão como disse Jesus somos enviados para anunciar a Paz, levar ao mundo uma palavra de Amor, para que todos se sintam motivados para seguir o cristo ressuscitado, o testemunho de Tomé quando Jesus pede para que o toque, Tomé diz: Meu Senhor e meu Deus, pela primeira vez Jesus é chamado dessa forma e por um incrédulo, Tomé o chama assim com humildade reconhecendo o poder de Deus assim também como Jesus acolhe com humildade, que possamos procura viver na paz e saber que somos desafiados para levar essa palavra para os outros jovens com a maneira e modo de ser de cada um, que belo testemunho vocês estão dando aqui participando deste encontro, renunciando tantas coisas para estarem participando num domingo de um evento da Igreja.

Basta o sinal desse testemunho, mostrando para os outros jovens que cada um aqui presente são comprometidos com a palavra de Deus, para que mais jovens tenham um encontro com o Senhor.

Tomé não vai tocar o Senhor, mas crer em Jesus, bem aventurados serão aqueles que acreditarem sem ver, assim somos nós, pois acreditamos que Jesus ressuscitou e o vemos com os olhos da fé, sabemos que hoje não experimentaremos a presença física de Jesus, mas o viveremos no nosso coração e nossa vida vai se transformando, pois só Deus nos dá uma felicidade que não passa, muitas vezes vamos a festas nos sentimos felizes naquele momento, mas em Deus essa felicidade não passa, as pessoas ficam alegres por estarem cheias de Deus.

A experiência dos primeiros Cristãos que procuravam escutar a doutrina, os ensinamentos dos apóstolos, um testemunho de comunhão, que as pessoas bastavam ver que eles se amavam e elas se convertiam, assim seja com os grupos jovens, isso motivará outros jovens a seguir Jesus também, vejam como eles se amam e assim mais jovens participarão dos grupos, ainda nos atos há a celebração da força da igreja e como disse o Papa hoje Beato João Paulo II: “O coração da igreja.” Não podemos esquecer a oração, é bom que tenhamos a cada dia um momento de intimidade com Deus isso vai nos fortalecer e vai nos dando vida nova.

Damos graças a Deus pela beatificação de João Paulo II, pois ele criou a Jornada Mundial da Juventude que Bento XVI deu seguimento, era o Papa da família que criou a pastoral da família, pensou nas famílias, era íntimo de Nossa Senhora, ele acrescentou os mistérios da luz no rosário. Foi um Papa com muita sensibilidade espiritual.

Ele sempre enviava carta aos padres para que todos pudessem amar a Eucaristia, valorizava o sacramento da penitência e assim as pessoas teriam uma motivação a mais, encontrando alguém que o ajuda a caminhar e sair do buraco o padre também é um pecador, mas que está ali para ser canal de Deus aos fiéis, daqui a pouco ele será proclamado santo, lembra também o momento que o Papa esteve aqui em 1980, quem não lembra do Papa João Paulo II? Mesmo debilitado lá estava ele tranquilo e assumia sua fraqueza física, não tinha medo, lembra também suas caretas quando sentia dor, assumia tranquilamente seus limites
físicos.

Dom Fernando disse que se encontrou com ele duas vezes. Em 2001 teve um encontro com os novos bispos, pediu benção e em 2002 participou da visita ad Limina que acontece a cada 5 anos, fez o discurso para o Papa, almoçou com o mesmo, era um homem simples que assumiu com seriedade a vocação que todos nós somos chamados a Santidade, vocês são chamados a serem Jovens Santos depois adultos Santos e depois idosos Santos buscando colocar o evangelho em prática, buscando viver com autenticidade a palavra de Deus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte: Site da AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário