quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi e os santos: saiba mais sobre essa relação

A Solenidade de Corpus Christi, Corpo de Cristo, que manifesta a fé da Igreja na presença real de Jesus na Eucaristia, foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, através da Bula Transiturus de hoc mundo.

Há dois santos que possuem especiais vínculos com essa Solenidade: o dominicano São Tomás de Aquino e a monja agostiniana Santa Juliana de Cornillon. A seu modo, cada um desempenhou papel fundamental no processo de instituição desse ato litúrgico de profunda fé com relação à Eucaristia, "o mais precioso tesouro da Igreja e da humanidade", como define o Papa Bento XVI.

São Tomás foi incumbido pelo Papa Urbano IV da missão de compor os textos do ofício litúrgico dessa grande festa. Já Santa Juliana foi quem teve as visões místicas que, mais tarde, dariam origem à celebração.

Acessando o link a seguir você poderá conhecer mais da vida destes dois Santos e conferir entrevistas com membros das mesmas famílias religiosas a que pertenceram esses dois santos, além de assistir imagens de uma adoração no Vaticano ao som do Hino Adoro Te Devote e uma sequência cantada na Santa Missa: Lauda Sion . Ambos os Hinos foram compostos por São Tomás.


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário