sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dom Fernando Saburido completa 64 anos de vida

O arcebispo de Olinda e Recife completa hoje, dia 10, mais um ano de vida. Para celebrar a data, dom Antônio Fernando Saburido presidirá uma missa, às 19h, na Catedral da Sé, em Olinda. Logo em seguida, haverá uma confraternização no terraço do templo, onde dom Fernando receberá os cumprimentos dos fieis presentes.
A celebração dos 64 anos do arcebispo contará com a presença do clero arquidiocesano, religiosos e religiosas e também de um grupo de padres e leigos que virão de Sobral (CE), onde Fernando foi bispo de 2005 a 2009.

Biografia

Dom Antônio Fernando Saburido é o 8º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e trigésimo segundo Bispo a ocupar o sólio olindense. Nasceu no Distrito de Jussaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 km do Recife, em 10 de junho de 1947.
Cursou o Ensino fundamental e básico no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no bairro da Várzea, Recife, prosseguindo com o Ensino Médio, no Colégio Estadual Oliveira de Lima, em Recife.
Ingressou no Mosteiro de São Bento, em Olinda, para cursar Filosofia e Teologia.
Em 21 de março de 1978 professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos), sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983.
Foi ecônomo do mosteiro beneditino de Olinda (1980-1988), administrador da Paróquia de São Lucas, no bairro de Ouro Preto, em Olinda (1989) e vigário-geral e coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, a partir de 1998.
Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II Bispo Titular de Tacia Montana, sendo consagrado em 20 de agosto de 2000, e assumindo como bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Em julho de 2002, dom Fernando Saburido tornou-se presidente do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na ocasião, dom Fernando substituiu Dom Antônio Soares Costa, bispo de Caruaru, que morreu um mês antes.
O papa Bento XVI nomeou no dia 18 de maio de 2005, dom Antônio Fernando Saburido, OSB (Ordem de São Bento), de 58 anos, como o novo bispo da diocese vacante de Sobral (CE) – pertencente ao Regional Nordeste 1 da CNBB. Em Sobral, dom Fernando fez importantes trabalhos pastorais, destaca-se, por exemplo, a iniciativa de implantar as “Comissões Episcopais Pastorais” da CNBB. Além da fundação da Fazenda Esperança, que trabalha na recuperação de jovens com dependência química.
Nomeado oficialmente como novo Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, dom Fernando foi empossado, no dia 16 de agosto de 2009.

Fonte: Site da AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário