sábado, 20 de agosto de 2011

Missa celebra aniversário de ordenação episcopal de dom Fernando Saburido

Hoje, 20, é dia de celebrar e as razões são muitas. Na última terça-feira, 16, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, completou dois anos a frente da arquidiocese e hoje, comemora 11 anos de ordenação episcopal. A escolha da data e do momento da Ação de Graças pode ser considerada um presente. Na ocasião, o arcebispo ordenará 11 diáconos permanentes. A concelebração eucarística será realizada às 16h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, bairro da Boa Vista, centro do Recife.

Em comunhão com o clero e o povo de Deus, foram criadas 12 comissões para dinamizar as ações pastorais e cinco vicariatos episcopais, regiões administrativas criadas para tornar o trabalho da Cúria Metropolitana menos burocrática e facilitar a evangelização e o diálogo com os grupos, movimentos e pastorais que formam a arquidiocese. Essas mudanças começam a dar um tom missionário e descentralizado à região episcopal, que é formada por 19 cidades.

O arcebispo instalou três novas paróquias e outras duas serão criadas nos próximos dias. São elas: São Pedro Apóstolo, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jardim São Paulo, no Recife.

No mês de maio, dom Fernando começou a percorrer o território da arquidiocese nas Visitas Pastorais, que têm o objetivo de conhecer a realidade, desafios e conquistas de cada paróquia, além de estar mais próximo das pessoas. As visitas têm programação intensa. São encontros com pastorais, lideranças e autoridades da cidade onde a paróquia está situada, visitas às comunidades, instituições que trabalham na recuperação de dependentes químicos, unidades prisionais, abrigo de idosos, creches, enfermos, feiras e comércio local. “A intenção da visita é fazer três dias de missões e entrar em contato com a realidade da paróquia. É uma oportunidade de conhecer as comunidades. Esse contato e diálogo com o povo é muito importante”, afirma o arcebispo.

Já foram visitadas três paróquias: São Pedro Mártir, em Olinda; São José da Boa Esperança, em Amaraji; e Santo Antão, em Vitória. As próximas regiões contempladas são o centro do Recife, Itapissuma e Itamaracá, todas no mês de setembro.

Entre os projetos em andamento, estão a Pastoral do Povo de Rua criada em dezembro do ano passado e a construção de duas unidades da Fazenda Esperança, instituição que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Além disso, a arquidiocese começa a ganhar um rosto missionário com o renascimento das Santas Missões Populares.

Ordenação – Durante a Missa em Ação de Graças, dom Antônio Fernando Saburido, ordena 11 diáconos permanentes. Os candidatos ao diaconato permanente são senhores casados, que com o consentimento das esposas, dedicarão parte do seu tempo ao serviço da Igreja e das comunidades onde desenvolverão trabalhos pastorais.

Antes de receber a ordenação, esses homens, durante três anos, se dedicaram à formação, através da Escola Diaconal São José. Os estudos são divididos em seis etapas. ‘Terminada a fase preparatória, o candidato é mantido em estágio pastoral, em preparação à recepção ao ministério de leitor e ao ministério de acólito. ’ Após a aprovação nesse estágio, é dado o início à preparação para a ordenação diaconal.



Missa em Ação de Graças pelos 11 anos de episcopado e dois anos de pastoreio de dom Fernando Saburido na Arquidiocese de Olinda e Recife
Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Liceu – antigo Colégio Nóbrega)
Avenida Oliveira Lima, 824 – Boa Vista – Recife
Dia: 20 de agosto de 2011
Horário: 16h

Fonte: Site da AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário