domingo, 18 de dezembro de 2011

Vicariato Olinda organiza programação para receber Cruz da JMJ e Ícone de Maria

Jovens de todo o Brasil se mobilizam para recepcionar símbolos missionários da JMJ A juventude do Vicariato Olinda está convocada: todos e todas são chamados a participar da recepção da cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do ícone de Maria, ícones peregrinos da JMJ que passam em nosso vicariato no dia 17 de 2012. 

A programação já está praticamente fechada, faltando apenas os últimos detalhes e ajustes. Os grupos, movimentos e pastorais de juventude das paróquias localizadas nos municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba devem ficar atentos e participar ativamente desse momento de fé e alegria. Os ícones peregrinos chegam a Pernambuco no dia 15 de janeiro.

No dia 16, uma programação especial foi programada na realização do Bote Fé. A programação festiva inicia às 12h, com missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. Em seguida, a Cruz da Jornada e o Ícone de Maria seguem em procissão para a Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, onde será realizada a apresentação de grupos católicos e culturais. 

No Vicariato Olinda, a passagem inicia na manhã do dia 17. Os símbolos peregrinos da JMJ chegam, por volta das 8h, no presídio Barreto Campelo, em Itamaracá, onde será realizada uma celebração organizada pela Pastoral Carcerária, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e outros grupos e movimentos católicos. De lá a cruz e o ícone passam pela Fundação de Atendimento Socioeducativo, em Abreu e Lima, para um momento de oração e espiritualidade junto aos jovens e adolescentes em conflito com a lei.

“É importante lembrar o mundo juvenil que está preso, dos jovens que por diversos motivos tiveram sua liberdade cerceada. Há problemas de diversas naturezas nessa realidade, que passam pela violência, pelas drogas, pela exclusão social, pela falta de oportunidade, entre tantos outros. A Igreja está atenta a esse universo e é essa mensagem que queremos transmitir a esses jovens e à sociedade”, ressaltou o padre Sandro Corazza, vigário episcopal do Vicariato Olinda. O vigário destacou ainda a dificuldade de organizar uma programação que contemplasse todo o Vicariato Olinda, composto por 21 paróquias de 7 municípios diferentes. “Ficaria difícil contemplar todas as paróquias, grupos e movimentos num intervalo de tempo tão curto, por isso tivemos que priorizar áreas centrais do Vicariato”, frisou.
Os símbolos peregrinos da JMJ seguem para Olinda, por volta das 12h. Na Catedral da Sé, serão realizados diversos momentos de oração e de espiritualidade durante toda a tarde. Grupos musicais e artísticos se apresentam na ocasião, que também terá a celebração do Terço da Misericórdia na programação. 
À noite, a cruz da JMJ e o ícone de Maria partem para Paulista. Lá será realizada uma celebração litúrgica e shows com grupos católicos na Igreja de Santa Isabel, localizada no Centro da cidade. Em seguida, os ícones ficam na igreja para um momento de vigília e adoração, que deve se estender até por volta das 3h da manhã do dia 18/01, momento em que a cruz e o ícone de Maria serão encaminhados para o Vicariato do Cabo, no Cabo de Santo Agostinho. 

“Todos os jovens dos grupos, movimentos e pastorais do Vicariato Olinda devem participar ativamente desses momentos. Todos e todas estão convocados a dar a sua contribuição para que esses momentos aconteçam da melhor forma possível, e com a maior participação da juventude”, afirmou Anderson Fernandes, da Comissão da Juventude do Vicariato Olinda. 

PROGRAMAÇÃO DA CRUZ DA JMJ E DO ÍCONE DE MARIA NO VICARIATO OLINDA

8H – Penitenciária Barreto Campelo (Itamaracá)
10h30 – Fundação de Atendimento Socioeducativo – Funasa (Abreu e Lima) 
12h – Catedral da Sé (Olinda – Sítio Histórico)
18h – Igreja de Santa Isabel (Paulista Centro)
 * Vigília e adoração até por volta das 3h do dia 18/01, em Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário