quarta-feira, 14 de março de 2012

COMUNICADO: JMJ Rio 2013 e Semana Missionária

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

Comissão Arquidiocesana de Pastoral

para a Juventude

Setor Juventude Arquidiocesano

COMUNICADO

JMJ Rio 2013 e Semana Missionária JMJ Rio 2013

Começando a arrumar as malase a casa!

Caros presbíteros e diáconos! Queridos/as religiosos/as!

Estimados líderes e agentes de pastoral!

Amados/as jovens!

Tendo em vista a necessidade urgente de maiores informações e orientações sobre a JMJ Rio 2013 e a Semana Missionária que a antecederá, venho destacar alguns pontos que já devem ser considerados na organização das caravanas para o Rio de Janeiro bem como na motivação para a semana prévia à Jornada.

As informações e orientações que apresento estão fundamentadas nas últimas reflexões e decisões da Comissão dos Referenciais Regionais para a JMJ da CNBB, da qual faço parte representando nosso Regional NE 2, bem como das reuniões que tivemos com nosso Bispo Referencial Regional para a Juventude Dom Bernardino Marchió e os jovens, padres e religiosos/as que formam a Comissão e o Setor Juventude Regional. Em breve estaremos enviando outros comunicados após audiência com o Arcebispo sobre algumas definições para a Semana Missionária e depois de reunirmos a Comissão e Setor Juventude com os vigários episcopais e a coordenação de pastoral.

  1. A JMJ Rio 2013 vai acontecer de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro com a presença do Santo Padre e animada pelo tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). A organização desta é responsabilidade do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL/Santa Sé/Vaticano) e do Comitê Organizador Local (COL/Arquidiocese do Rio de Janeiro) em articulação com a CNBB, particularmente a partir da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Todas as informações sobre a JMJ Rio 2013 podem ser encontradas no site oficial(www.rio2013.com).

  2. As juventudes das diversas expressões e das Arqui/Dioceses do Brasil estão convocadas para participar da JMJ Rio 2013. Oriento para que os/as jovens da nossa Arquidiocese já procurem organizar sua caravana a partir do seu grupo, movimento, pastoral ou paróquia em estreita sintonia com o seu pároco/administrador paroquial/vigário paroquial ou responsável.

  3. O Setor Juventude do nosso Regional NE 2 (que compreende todas as dioceses dos estados de AL, PE, PB e RN) articulou uma parceria com a agência de viagens da Comunidade Obra de Maria para oferecer o pacote de viagem. Portanto, o pacote oficial para a JMJ Rio 2013 da Comissão e Setor Juventude do Regional NE 2 é o apresentado pela Comunidade Obra de Maria para os 7 dias da Jornada. A Comissão e Setor Juventude de Olinda e Recife assumem este pacote e o apresentam para a juventude da Arquidiocese. Vários agentes da Obra de Maria estão vendendo esse pacote em nossa Arquidiocese, sendo possível articular com eles o seu grupo com toda segurança, principalmente quando já existe um contato ou um laço de amizade com algum deles!

  4. Estamos organizando a caravana oficial da Comissão e do Setor Juventude de Olinda e Recife para a JMJ Rio 2013. Esta será chamada “Caravana Bote Fé Recife”. Como afirmei acima, assumimos o pacote oficial da Obra de Maria para o Regional NE 2 que está no valor de R$ 1.620,00 (com passagens aéreas, inscrição para a JMJ, refeições pela JMJ e hospedagem em pousadas) e R$ 1.120,00 (com passagens aéreas, inscrição para a JMJ, refeições pela JMJ e hospedagem nos alojamentos da JMJ). A Comissão e Setor de Juventude têm como agentes oficiais para venda do pacote da Caravana Bote Fé Recife Állerson Nunes(allerson@obrademaria.com.br/8631-9289/9222-7202) e Luciana Farias (lumfarias@hotmail.com/9162-8003). Állerson e Luciana são os dois agentes oficiais da Comissão e do Setor que irão articular jovens coordenadores nas paróquias e grupos para seremlideranças dos peregrinos em suas localidades. O nosso grupo da “Caravana Bote Fé Recife” terá uma identidade visual própria (logo, camisas, brindes etc) e momentos de espiritualidade e formação específicos (retiros, encontros etc), pois queremos fazer uma bonita preparação dos peregrinos do grupo oficial.

  5. Antes da JMJ Rio 2013, seguindo uma tradição que vem desde a JMJ da França em 1997, vamos realizar de 17 a 20 de julho, em todas as Arqui/Dioceses do Brasil, a “pré-Jornada” que será chama de Semana Missionária JMJ Rio 2013. Nestes dias vamos acolher jovens peregrinos estrangeiros que virão viver conosco dias de espiritualidade, solidariedade e cultura.Atenção! Já vão sensibilizando sua comunidade, seu grupo e sua família para acolhermos jovens peregrinos estrangeiros em nossa terrinha pernambucana.

  6. A nossa Semana Missionária JMJ Rio 2013 de Olinda e Recife tem previsão de acolher um significativo grupo de peregrinos estrangeiros! Estaremos definindo o número exato com o nosso Arcebispo nos próximos dias a partir de uma avaliação séria das nossas condições logísticas de acolhida.

  7. Jovens, todos/as estão convocados para fazerem acontecer a Semana Missionária JMJ Rio 2013 da nossa Arquidiocese!Conto com vocês para serem voluntários, para acolherem osestrangeiros em suas casas, para organizarem uma boa programação e realizarmos um grande mutirão missionário juvenil.A Semana Missionária acontecerá em todas as paróquias de nossa Arquidiocese, porém a acolhida de peregrinos estrangeiros vai depender das condições da paróquia e da disponibilidade dos párocos/administradores paroquiais. Estaremos nos próximos dias acertando os detalhes com Dom Fernando, com o Pe. Josenildo Tavares (Coordenador de Pastoral), os Vigários Gerais eEpiscopais e os coordenadores de juventude dos Vicariatos. Já estamos viabilizando contatos com as instâncias governamentaisresponsáveis pelas áreas turística e cultural para fazermos parcerias.

  8. Juventude, de 17 a 20 de janeiro de 2013 a Semana Missionária será a “nossa Jornada”! Por isso, é importante que cada jovem seja protagonista deste momento quando vamos poder acolher jovens de vários países do mundo para partilharem nossa fé, nossa cultura, nossa comida, nosso clima, nosso jeito de ser e nosso viver. Por saber que muitos grupos estão se mobilizando para irem para o sudeste nos dias prévios à JMJ Rio, peço que só fechem os pacotes que contemplem os dias exatos da semanada Jornada (7 dias) e não pacotes que contemplem 12 dias ou até mais, pois vamos precisar de todos os jovens da Arquidiocese para a realização de nossa Semana Missionária. Caso seu grupo já tenha comprado algum pacote de viagem paralelo aos dias da Semana Missionária, peço com carinho que reveja o projeto para que não esteja fora da comunhão e da unidade eclesial num momento forte de missão. Conto com a compreensão e a parceria de vocês nesta tarefa!

Amigos/as, este comunicado apresenta alguns pontos que devem já ser considerados a fim de que continuemos nosso caminho de preparação para a JMJ Rio 2013 iniciado com a Peregrinação da Cruz e do Ícone e com o Bote Fé Recife. Como afirmei no início, faço esta comunicação por conta da urgente necessidade de informações e orientações acerca da Jornada e Semana Missionárias. Muitos padres, religiosos/as e jovens já haviam entrado em contato comigo ou com algum membro da Comissão e Setor Juventude em busca de algumas posições oficiais. Espero que ajudemos neste início de caminhada a fazermos um processo tranquilo e sério de preparação. Em breve estaremos oficializando a Equipe Arquidiocesana para a Semana Missionária JMJ Rio 2013 que assumirá, em articulação com a Comissão e Setor Juventude, a preparação de um grande mutirão missionário juvenil.

Recife-PE, 15 de Março de 2012.

No Coração de Jesus,

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ

Presidente da CAP Juventude de Olinda e Recife

Referencial para a JMJ Rio 2013 do Regional NE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário