terça-feira, 6 de março de 2018

133ª FESTA DE SÃO JOSÉ DE ABREU E LIMA: HISTÓRIA E FÉ EM UM FESTEJO CENTENÁRIO

Organizado por: Elton Silva (Equipe da Pastoral da comunicação)- eeltonsilva2015@gmail.com

Dom Hélder Pessoa Câmara em 1974. Dom Hélder foi o arcebispo que elevou a comunidade de São José e as comunidades vizinhas à categoria de paróquia em 1965.

Entre os dias 10 e 19 de março de 2018, a Paróquia São José de Abreu e Lima, estará celebrando a 133ª edição da Festa do Glorioso São José. Os festejos em honra a São José, acontecem desde o século XIX, quando José Dias Feijó e Henriqueta Francisca, sua esposa, cederam parte da propriedade que moravam para que se construísse uma capela dedicada a São José e um cemitério (a atual Matriz de São José, a Casa Paroquial, o Salão Paroquial, a Área Externa para Eventos e as construções mais próximas, ainda funcionam nesse terreno). A posse do terreno foi tomada pelo então pároco de Igarassu, Padre Floriano de Queiroz Coutinho, que iniciou com a comunidade a construção da capela. Na época da referida doação, o povoado de Maricota era subordinado ao Munícipio de Igarassu e a direção religiosa cabia a centenária Paróquia Santos Cosme e Damião (Igarassu).


Igreja Matriz de Santos Cosme e Damião. O templo religioso do século XVI foi sede paroquial da Comunidade de São José e comunidades circunvizinhas entre os anos de 1885 e 1965 (ano de criação da Paróquia de São José).


Em 1965, 80 anos após o início dos festejos, o então arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Hélder Pessoa Câmara, erigiu canonicamente a comunidade de São José e as comunidades do entorno do Distrito (chamado desde de 1948 de Abreu e Lima) à categoria de paróquia, sendo a atual igreja de São José a sua matriz.

Em 07 de setembro de 1984, chega à Abreu e Lima um jovem padre vindo da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho de Ponte dos Carvalhos (Cabo de Santo Agostinho). Era o Padre Manoel Marques de Miranda, ordenado em junho de 1980. Grande articulador da Paróquia, é nomeado pároco de Abreu e Lima por Dom Frei José Cardoso Sobrinho, O. Carm.


Padre Manoel Marques de Miranda, pároco de Abreu e Lima.
(Imagem disponível em: facebook.com/manoel.marquesdemiranda).

Arcebispo de Olinda e Recife entre 1985 e 2009, Dom Frei José Cradoso Sobrinho, O. Carm., deu o título de pároco a Padre Manoel Marques de Miranda. 

Em 2010, o atual arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, erigiu canonicamente a primeira paróquia filha da Paróquia de São José: era a Paróquia São João Bosco, confiada aos padres salesianos. Em setembro de 2015, o mesmo Arcebispo, cria a segunda paróquia filha de São José: a Paróquia de São Miguel, Arcanjo. Recentemente, em 04 de março de 2018, às vésperas da 133ª Festa de São José, Dom Fernando Saburido, lança as bases para a terceira filha da paróquia de São José: cria a Área Pastoral Nossa Senhora das Dores.



Dom Antônio Fernando Saburido, OSB. Arcebispo metropolitano de Olinda e Recife desde 2009, criou duas paróquias a partir da Paróquia de São José: a Paróquia São João Bosco (2010) e a Paróquia de São Miguel, Arcanjo (2015). Recentemente lançou a base para a terceira paróquia filha de São José: cria a Área Pastoral Nossa Senhora das Dores (2018).

Atualmente, a Paróquia de São José conta com 09 comunidades e uma Área Pastoral (com 04 comunidades). Estão diretamente sob administração da Paróquia de São José: Comunidade de Nossa Senhora Aparecida (Alto da Bela Vista); Comunidade de São Francisco de Assis; Comunidade de Santa Rita de Cássia; Comunidade do Sagrado Coração de Jesus (ambas no Boa Esperança); Comunidade de São Bento (Jaguaribe); Comunidade de Nossa Senhora de Fátima (Alto São Miguel); Comunidade da Sagrada Família (Vila da Caixa); Comunidade de São Rafael (Rua Quartzo); Comunidade de Santo Expedito (Rua São Sebastião).



Fachada da Igreja Matriz de São José. A igreja foi reconstruída e ampliada na década de 1980, assumindo o estilo moderno. Uma das suas características marcantes é sua linda torre sineira.
(Imagem disponível em: mapio.net).


REFERÊNCIAS:


ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE. “Paróquias: Abreu e Lima”. Disponível em: http:// www.arquidioceseolindarecife.org/paroquias. Acesso em: 06 de março de 2018.

_____________. “Presbíteros: Padre Manoel Marques de Miranda”. Disponível em: http://www.arquidioceseolindarecife.org/presbiteros/. Acesso em: 06 de março de 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTISTICA. “Cidades: Pernambuco: Abreu e Lima”. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=260005. Acesso em: 06 de março de 2018.













Nenhum comentário:

Postar um comentário