quinta-feira, 22 de março de 2018

Programação para a Semana Santa e Sagrado Tríduo Pascal- 2018


Depois do belíssimo encerramento da 133ª Festa de São José de Abreu e Lima, na última segunda-feira, 19 de março, a Paróquia São José de Abreu e Lima já está se preparando para celebrar a Semana Santa e o Sagrado Tríduo Pascal, entre 25 de março e 01 de abril. As celebrações principais acontecerão na nossa Matriz de São José, mas as comunidades paroquiais serão inseridas nas celebrações através de missas, procissões e dramatização da Via-sacra.

No dia 25 de março, Domingo, a Igreja celebra o Domingo de Ramos e da Paixão do senhor, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém onde derramaria seu sangue para a remissão dos nossos pecados (cf. Mt 26, 28). Na Paróquia de São José, o dia será marcado por missas e procissões.

A partir das 07h, no Salão Paroquial, terá início a bênção dos ramos e, logo em seguida, caminharemos em direção à Matriz de São José para a continuação da celebração. Essa, será animada pelas crianças da catequese paroquial e pelo Grupo de Canto Coral Coração de Criança.

À tarde, a comunidade é convidada a se concentrar na Capela de São Francisco de Assis (Boa Esperança/ antigo Fosfato), onde ocorrerá a bênção dos ramos e terá início a Procissão de Ramos em direção à Matriz de São José para a continuação da Santa Missa. A tradicional celebração da tarde do Domingo de Ramos será cantada pelos casais do Grupo de Canto Sagrada Família.

Na Segunda, Terça e Quarta da Semana Santa (26, 27 e 28 de março, respectivamente), termos celebração nas Capelas de São Bento (Segunda), na Capela de Santa Rita de Cássia (Terça) e na Matriz de São José (Quarta), sempre às 19h.

Na Quinta-feira Santa pela manhã, teremos na Catedral Metropolitana de Olinda e Recife (Sé de Olinda), a Missa do Crisma (Santos Óleos), a partir das 08h. Celebrada por nosso arcebispo metropolitano, essa celebração é símbolo da unidade do bispo com seus padres. É durante a Missa do Crisma que são abençoados os óleos dos enfermos e catecúmenos e consagrado o óleo crisma, que serão utilizados na administração dos sacramentos durante o próximo ano.

Nesse mesmo dia, a partir das 19h na Matriz de São José, será celebrada a Missa Vespertina da Ceia do Senhor (Lava-pés). Essa celebração nos convida a meditação sobre instituição da Sagrada Eucaristia e do sacerdócio, e o do mandamento do Senhor sobre a caridade fraterna. É durante a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, que recordando o gesto de Jesus na última ceia, o seu presidente lava os pés de 12 pessoas escolhidas entre os membros da comunidade. Esse ano, serão lavados os pés de seis crianças da catequese paroquial e de seis jovens que receberão o sacramento da Confirmação (Crisma) no próximo mês de maio.

Na Sexta-feira da Paixão do Senhor (30), a partir das 08h, a comunidade é convidada a se reunir na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus (Alto José Bonifácio/ Boa Esperança/ antigo Fosfato), para rezar a Via-sacra Pública Dramatizada.  A Via-Sacra Dramatizada é realizada desde 2012, por jovens de diversos grupos e movimentos de nossa Paróquia de São José. A concentração para a Via-sacra acontecerá em frente à casa do casal Terezinha (Teca) e João, na Rua Nova (próxima ao Posto Cabral).

Às 15h, na Matriz de São José, terá início a Celebração da Paixão do Senhor. Nesse dia, não se celebra a Santa Missa. A celebração própria da Paixão do Senhor conta com três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Comunhão. Após o ritual específico para a Paixão do Senhor, teremos a tradicional Procissão do Senhor Morto, percorrendo as ruas mais próximas da Matriz. A celebração será cantada pelo Equipe de Animação Litúrgica São José.

No Sábado, dia 31 de março, a partir das 19h, na Capela de Santa Rita de Cássia, terá início a Celebração da Luz e, logo em seguida, caminharemos com o Círio Pascal para a Matriz de São José, onde teremos a continuação da mais importante celebração da Igreja Católica, “a mãe de todas as santas vigílias” (Santo Agostinho): a Sagrada Vigília Pascal. Na Matriz de São José, teremos a Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal (com o batizado de um catecúmeno) e Liturgia Eucarística. A celebração será cantada pelo Equipe de Animação Litúrgica São José e a tradicional ciranda para saudar a vitória de Cristo sobre a morte será organizada pelos jovens do Encontro de Jovens com Cristo (EJC). Após a celebração, teremos a já tradicional, Procissão do Cristo Ressuscitado, percorrendo as ruas mais próximas da Matriz de São José.

No Domingo (01 de abril), teremos a partir das 19h, a Santa Missa do Domingo de Páscoa. A celebração será cantada pelo Equipe de Animação Litúrgica São José.










Nenhum comentário:

Postar um comentário