quarta-feira, 30 de maio de 2018

COROINHAS INICIAM A CONFECÇÃO DO TAPETE DE CORPUS CHRISTI



Desde o início dessa semana, o Ministério de Coroinhas da Paróquia de São José de Abreu e Lima, está confeccionando o tradicional tapete de Corpus Christi. A previsão é que o tapete fique pronto na manhã da quinta-feira, 31 de maio, dia dedicado ao Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A moblização para viabilizar a confecção do tapete para honrar o Santísimo Sacramento está sendo feita desde o começo do mês de abril. 


Coroinhas trabalham na montagem do tapete desde a última segunda-feira, 28 de maio.
Foto: Alexsandro Barboza (Pascom- PSJ).


COSTUME PAROQUIAL DESDE 2014

Desde o ano de 2014, o Ministério de Coroinhas, articula a confecção do tapete. Nos dois primeiros anos, 2014 e 2015, foram utilizadas tampinhas de garafa pet; Em 2016, terceiro ano, foram utilizados areia tingida, sal e serragem; No quarto ano (2017) foi utilizado papel do tipo emborrachado para a montagem dos desenhos. 

Detalhe dos desenhos feitos no ano de 2014.
Foto: Divulgação.

Em 2015 os desenhos homenagearam, além do Santíssimo Sacramento: Nossa Senhora, os 50 anos da Paróquia de São José, a Jornada Mundial da Juventude 2016 e os 10 anos do Encontro de Jovens com Cristo (EJC).
Foto: Divulgação.

Detalhe dos desenhos feitos, em 2016, com areia tingida, sal e serragem.
Foto: Divulgação.

Em 2017 destaca-se a homenagem aos 300 anos do Econtro da Imagem de Nossa Senhora  Aparecida.
Foto: Alexsandro Barboza (Pascom- PSJ).


ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE O TAPETE 

De costume português, o tradicional Tapete de Corpus Christi parece se inspirar na antiga tradição de estender mantos no caminho que seria percorrido pelo imperador. Seria uma forma de reconhecer a soberania de Cristo, verdadeiro rei e imperador do universo. Os desenhos feitos no tapete lembram passagens e figuras religiosas, além de fazerem alusão ao Santíssimo Sacramento. 


Por: Elton Silva (Pascom- PSJ).









Nenhum comentário:

Postar um comentário